AVALIAÇÃO GERAL
REFLEXÃO GERAL E ANÁLISE DOFA
TEXTO BIBLICO MOTIVACIONAL:
“VINDE A MIM, TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS E OPRIMIDOS E EU OS ALICIAREI”MATEUS 11:28
REFLEXÃO GERAL Estudar Teologia foi um sonho meu desde os 12 anos e estar vivendo isto hoje, me faz simplesmente agradecer a Deus que durante tanto tempo cuidou de mim até aqui. A minha infância não uma daquelas de pensar que hoje estaria estudando este curso. Fui uma criança não muito educada e na adolescência foram vários os meios que Satanás usou para tentar me desviar do ideial divino: amigos, roubos, desinteresse pela igreja, etc. Mas Graças a Deus que tão sabiamente usou meus pais hoje posso afirmar que sou um gerreiro de facto.
Hoje agora como estudante de teologia, tenho a oportunidade de trabalhar e estudar para salvação de almas para o Reino de Deus.
Graças aos conhecimentos aprendidos na cadeira de Estilo de Vida Saudável, pude mudar o rumo da minha dieta alimentar. A cadeira de sinópticos me ajudou a interpretar melhor os evangelhos e essa compreenção me levou para mais perto de Deus. Trabalhar em agricultura foi uma experiênci incrivel e ajudou-me a deixar pra trás as ideias erradas que tinha sobre o trabalho no campo. A cadeira de eletricidade tem me ajudado a não depender muito de outros profissionais na execução de certos trabalhos eletricos e os exercicios fisicos têm me proporcionado saúde e bem-estar que outrora não possuía.
ANÁLISES DOFA Fraquezas – Dificuldades de materiais
Oportundades – Facilidade e habilidade em informática
Ameaças – Deficiência na saúde digestiva
Fortalezas – Fé e Esperança
EVIDÊNCIAS Trabalhos Investigativos Que Impactaram minha formação (I Semestre)
Algumas Fotos
UMA REFLEXÃO EXAUSTIVA
Infância
Durante a minha infância, frequentei a escola sabatina primários e estudei o ensino primário no colégio Adventista de ômega, no Sambizanga. Tudo parecia correr bem até que minha mãe e meu irmão casula vieram a falecer durante o acto de nascimento desse mesmo irmão. A falta da minha mãe, jamais foi preenchida.
Adolescência
Na minha adolescência e pré-adolescência, passei já a ver a vida numa visão transcendental mais comprometida. Meu Pai casou novamente depois de um período de viuvez, e essa família renovada, passou a ser mais comprometida com coisas espirituais. E apesar de alguns naufrágios na fé, meus pais muito me influenciaram espiritualmente.
Com 12 anos de idade, começando o Ensino Secundário, passei a frequentar a classe batismal, nessa época agora na igreja de Génesis, bairro Simione, Talatona-Luanda, e um ano depois fui batizado e pela primeira vez, senti o desejo de ser Pastor mesmo ainda sem saber as implicações desse ministério.
Desde então fui crescendo na igreja, trabalhei aos 14 anos de idade como vice-director do clube de aventureiros, aos 15 anos secretário da escola sabatina, e 16 aos 18 anos como diretor do clube de desbravadores da igreja local.
Terminei então o ensino Médio em 2016, em Contabilidade. Animado com isso, estava esquecido do meu desejo da adolescência de ser Pastor, e fui até mesmo orando para que Deus me abençoasse e ingressasse numa universidade. Decide então entrar na Universidade Óscar Ribas em Luanda, no curso de Gestão de Administração e Marketing, onde estudei o ano Académico de 2017.
Mas, no mês de Abril, renasceu em mim o sonho de ser Pastor. 4 factores me levaram a levar mais a sério este assunto, e simplesmente não pude ignorar, embora sendo na época o estudante mais destacado nos estudos do 1⁰ ano e recebendo pedido de emprego na mesma semana em que passei a levar mais a sério a ideia de estudar Teologia.
Pouco antes disso, me inscrevi para o Instituto Nacional de Bolças de Estudo de Angola, então orei a Deus que respondesse a minha oração da seguinte forma, se eu ganhasse a bolça continuaria o curso de licenciatura em Gestão, e se eu passasse no exame de admissão da FATA, passaria a estudar Teologia. Os resultados da bolça tardaram e vim para a FATA e pela graça de Deus fui admitido no exame e gostei bastante do ambiente daqui. De volta a Luanda em julho de 2017, terminei o primeiro semestre no curso de Gestão e decide não mais continuar. Estava convencido da aceitação de Deus da minha disposição em LHE servir e estudar Teologia.
Porém, a minha fé foi abalada, quando dois meses depois de sair da univerdade recebi a notificação do INAB informando que ganhei a bolça de estudos do tipo B. Fiquei bastante confuso, porque foi exatamente isso que orei com muito fervor a Deus.
Tentei vacilar, mas o que eu realmente queria era mesmo a formação teológica, pensando talvez depois de formado em teologia, continuar o curso de gestão, mas foi difícil deixar todo meio financeiro de que necessitava, para me formar em Gestão e vir sem nenhuma bolça para estudar na FATA.
Apesar de minha indecisão no principio, aqui estou, não desanimado pela escolha, mas muito feliz por Cristo ter me dado esta oportunidade. Essa minha aparente escolha radical, que envolveu muitas perdas aparentes, foi um forte testemunho a muitos dos meus colegas do curso de gestão que passaram a levar mas a sério a vida espiritual.
Um texto da bíblia que eu gosto muito é o II Timóteo 2:15 – “Faça Todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do evangelho” NTLH.
Agradeço a Deus por estar guiando todas as áreas da minha vida, e especialmente na área espiritual.
EVIDÊNCIAS
TRABALHOS E ATIVIDADES
FOTOS
Comentários
Postar um comentário