PORTFOLIO - CAP. 2 - COSMOVISÃO




COSMOVISÃO



ELEIÇÃO DE CARREIRA
Na minha adolescência e pré-adolescência, passei já a ver a vida numa visão transcendental mais comprometida. Meu Pai casou novamente depois de um período de viuvez, e essa família renovada, passou a ser mais comprometida com coisas espirituais. E apesar de alguns naufrágios na fé, meus pais muito me influenciaram espiritualmente.

Com 12 anos de idade, começando o Ensino Secundário, passei a frequentar a classe batismal, nessa época agora na igreja de Génesis, bairro Simione, Talatona-Luanda, e um ano depois fui batizado e pela primeira vez, senti o desejo de ser Pastor mesmo ainda sem saber as implicações desse ministério.

Desde então fui crescendo na igreja, trabalhei aos 14 anos de idade como vice-director do clube de aventureiros, aos 15 anos secretário da escola sabatina, e 16 aos 18 anos como diretor do clube de desbravadores da igreja local.
Terminei então o ensino Médio em 2016, em Contabilidade. Animado com isso, estava esquecido do meu desejo da adolescência de ser Pastor, e fui até mesmo orando para que Deus me abençoasse e ingressasse numa universidade. Decide então entrar na Universidade Óscar Ribas em Luanda, no curso de Gestão de Administração e Marketing, onde estudei o ano Académico de 2017.
Mas, no mês de Abril, renasceu em mim o sonho de ser Pastor. 4 factores me levaram a levar mais a sério este assunto, e simplesmente não pude ignorar, embora sendo na época o estudante mais destacado nos estudos do 1⁰ ano e recebendo pedido de emprego na mesma semana em que passei a levar mais a sério a ideia de estudar Teologia.

Pouco antes disso, me inscrevi para o Instituto Nacional de Bolças de Estudo de Angola, então orei a Deus que respondesse a minha oração da seguinte forma, se eu ganhasse a bolça continuaria o curso de licenciatura em Gestão, e se eu passasse no exame de admissão da FATA, passaria a estudar Teologia. Os resultados da bolça tardaram e vim para a FATA e pela graça de Deus fui admitido no exame e gostei bastante do ambiente daqui. De volta a Luanda em julho de 2017, terminei o primeiro semestre no curso de Gestão e decide não mais continuar. Estava convencido da aceitação de Deus da minha disposição em LHE servir e estudar Teologia.

Porém, a minha fé foi abalada, quando dois meses depois de sair da univerdade recebi a notificação do INAB informando que ganhei a bolça de estudos do tipo B. Fiquei bastante confuso, porque foi exatamente isso que orei com muito fervor a Deus.
Tentei vacilar, mas o que eu realmente queria era mesmo a formação teológica, pensando talvez depois de formado em teologia, continuar o curso de gestão, mas foi difícil deixar todo meio financeiro de que necessitava, para me formar em Gestão e vir sem nenhuma bolça para estudar na FATA.
Apesar de minha indecisão no princípio, aqui estou, não desanimado pela escolha, mas muito feliz por Cristo ter me dado esta oportunidade. Essa minha aparente escolha radical, que envolveu muitas perdas aparentes, foi um forte testemunho a muitos dos meus colegas do curso de gestão que passaram a levar mas a sério a vida espiritual.
Um texto da bíblia que eu gosto muito é o II Timóteo 2:15 – “Faça Todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do evangelho” NTLH.
Agradeço a Deus por estar guiando todas as áreas da minha vida, e especialmente na área espiritual.

ELEIÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Apesar de ser a única Instituição Teologica superior Adventista em Angola, decide estudar na F.A.T.A. (I.S.P.A.B), por 3 fatores: localização (perto da familia), finanças (evitando despesas) e apoio da familia.
FILODOFIA PESSOAL


Missão: Usando as habilidades que Deus me concedeu, eu quero participar em seu trabalho de evangelismo, alcançando a todas as almas que forem possíveis, tanto na vida espiritual como na vida social destes e os levar a participar do reino de Cristo. Assim ajudando na formação de pessoas que façam a diferença numa sociedade cada vez mais fora do padrão moral da bíblia.
Visão: Aguardo a bem-aventurada esperança e o aparecimento do Senhor Jesus Cristo nas núvens do céu, mas eu almejo ver o maior número possivel de irmãos e irmãs em Cristo com esta mesma visão. Esta certeza molda a cada dia a minha vida. Assim trabalhando no amanhã como Pastor, me vejo na responsabilidade de reunir o maior número possivel para este evento.
Valores: irmandade, nobreza, amor, paciência, gratidão, solidariedade, amizade, confiança em Deus, respeito, lealdade, tolerância, compaixão, etc.


REFLEXÃO ESPIRITUAL


A minha vida como cristão é marcada de muitas bençãos, alegrias, tristesas e quedas também. Com certeza sem a presença da oração, da biblia e do ministério evangelisitico eu não me encontraria onde estou. Não tem sido fácil prosseguir a caminhada com Jesus, nem sempre Deus atende as minhas espectativas de vida cristã, mas prossigo para o alvo, amando o meu redentor que deu sua vida para minha salvação.

Comentários